I Fórum de Cultura de Feira de Santana


Cultura
O I Fórum de Cultura de Feira de Santana aconteceu nesta quarta-feira (27) sem a presença dos principais representantes do poder público do município. O encontro foi realizado no Centro de Cultura Maestro Miro das 8h30 às 18h. 

O evento contou apenas com a presença do Conselho Municipal de Cultura e a população preocupada com a valorização da cultura local. Com exceção do vereador Frei Cal presente na platéia, nenhum vereador nem o secretário de cultura Euclides Artur acompanhou as discussões, nem o atual prefeito.

Mesmo sem os principais representantes do poder público da cidade, as discussões foram realizadas com muita disposição. Dentro da programação estava diagnosticar, sugerir, compreender as questões culturais do município, como assim foi feito e remarcado para o próximo encontro em agosto no II Conferência Municipal.

Para propor o Sistema Municipal de Cultura e discutir o Fundo Municipal de Cultura, durante o evento, foram criados diversos eixos temáticos para analisar a atual situação da cultura no município. No final, todos os grupos apresentaram os principais problemas, sugestões e objetivos que serão julgados nos próximos encontros.

Uma iniciativa da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Egberto Costa, o fórum é “um instrumento para a consolidação do diálogo entre os diferentes setores do meio artístico e sócio-cultural, onde se reúnem agentes culturais, profissionais de cultura e representantes do poder público” (folder do evento). 

Dentro desse contexto, mesmo sem a presença das principais franquias do poder público, com diversas manifestações de indignação por parte de muitos participantes, a população artística feirense deu seu primeiro passo em busca de maior valorização da classe e da cultura de raiz.