Feira de Santana e o entretenimento: A noite começa no “barzinho”


Feira de Santana, cidade situada a 108 km da capital baiana. Com aproximadamente 600 mil habitantes. Tem a maior festa de rua do interior do estado, a micareta. A cada ano, a festa mobiliza a cidade, durante cinco dias, sem interrupção. Dezenas de atrações se apresentam em cada noite nesse período, desde artistas da cidade a grandes nomes do axé music. Mas no decorrer do ano, quais as opções de lazer que a cidade oferece, em especial, durante a noite nos seus finais de semanas?

No decorrer do ano, Feira de Santana continua movimentada. Shows musicais, cinemas, peças teatrais são algumas das opções que a cidade oferece aos moradores e visitantes da Princesa do Sertão. É assim que ela é, carinhosamente, chamada por seus moradores, em que na grande parte nasceram em cidades circunvizinhas, como Santa Barbara, Santo Estevão, Serrinha entre outras. Há também, naturalmente, de outros estados e outros países, mas na sua maioria são de cidades vizinhas

Feira de Santana tem um comércio vibrante, pelo qual atrai consumidores de diversas partes do país. Estes que, muitas vezes, estendem sua visita a trabalho para aproveitar o que a noite feirense proporciona. Elica Paiva, paulistana, mora há mais de quatro anos na cidade, prefere ir ao cinema. Arnaldo Gomes, nascido em Castro Alves, mora na cidade há mais de trinta anos, reclama que a Princesa do Sertão só tem “barzinho” como opção para o final de semana. Roberto Lopes, pernambucano, veio morar na cidade ainda quando criança, hoje com mais de trinta anos, reclama da falta de opção e cita que a cidade só tem “barzinho” como forma de entretenimento.

No entanto, os jornais, blogs, sites, rádios e TVs da cidade apresentam suas agendas para o final de semana. Somadas, são, em média, 30 opções para cada final de semana, contando com as peças teatrais e as opções de cinemas. Nas agendas, predominam os shows musicais em barzinhos. 

Um dos principais sites que divulga a agenda cultural da cada semana em Feira de Santana. São, em média, 30 opções para cada final de semana, contando com as peças teatrais e as opções de cinemas. Nas agendas, predominam os shows musicais em “barzinhos”.  

Não só pela noite, que a cidade oferece entretenimento, existem outras opções de lazer para diversos públicos e faixas etárias. No domingo, alguns palcos da cidade oferecem às crianças peças teatrais para animar a garotada no período matutino. Como exemplo, o tradicional “Domingo no Teatro” promovido pela Cia Cuca de Teatro no teatro do CUCA, por mais de cinco anos, contribuindo para o entretenimento da cidade. Outro destaque para eventos periódicos e em horários diversos é Museu Parque do Saber que entrelaça entretenimento com educação para todos os públicos, da criança ao adulto. 

Mas, apesar dessas opções que já apresentamos, encontramos diversos feirenses que não estão satisfeitos. Reclamam, principalmente, da falta de opções para quem mora em bairros distantes do centro da cidade. Almiro Araújo, morador do bairro Cidade Nova, fala que “a única opção no bairro é ir para um bar e tomar uma ‘cervejinha’, só de vez em quando que tem uma festa na praça que é promovida pela TV local, mesmo assim é de ano em ano, o “Quinta na Praça.” 

“Em nosso bairro só tem bar e praça. Raramente tem alguma coisa diferente e como eu moro longe do centro da cidade prefiro ficar em casa mesmo, assistindo televisão”, afirma Francisco dos Santos morador do bairro Tomba. Mailson Araújo mora em Humildes, distrito de Feira de Santana, comenta que sua alegria e maior movimentação no local acontecem no período junino. Através das festas na praça principal do distrito, conhecida como a “Praça do Mercado”. 

Aqui a gente tem o Clube Paroquial, Verdes vales Clubes e o Cerqueirão, mas, só uma festinha de vez em quando. Eu lembro que só teve uma vez uma peça teatral na praça, A Paixão de Cristo, e isso tem pouco tempo, mas não sei quando vai ter outra. Tem gente aqui no bairro que fala que aqui é a terra do nunca: nunca tem nada (risos)”. Segundo ele “muita gente não vai para o centro por falta de transporte. O último transporte público do centro da cidade para o distrito encerra 22h30m”, desabafa Mailson, morador do distrito há dois anos.

As próprias agendas culturais dos sites de Feira de Santana mostram que a cidade possui mais de 30 casas noturnas que oferecem músicas ao vivo. Entre elas clubes que funcionam exclusivamente para shows musicais, mas a maior frequência dessas atividades de entretenimento está voltada para os pequenos espaços, os chamados “barzinhos”. As atrações que animam esses ambientes são na sua grande maioria artistas da cidade, que segundo a SECOM, na última micareta da Princesa do Sertão, tiveram mais de 100 atrações locais inscritos para se apresentarem na maior festa do interior do estado, o que registra a quantidade de atrações musicais existente na cidade. 
 
Site da prefeitura anunciando a quantidade de atrações para a Micareta – 2011 e outro site de grande notoriedade na cidade, também mostra a quantidade de inscritos  para a  mesma festa. Ambos anunciam 109 atrações locais.