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Photo by Mark Seliger |
Antes da sua notoriedade como um "mulherengo" internacional e um fanático por futebol, Rod Stewart começou a sua carreira musical como um artista credível.
Após uma aprendizagem mal sucedida com o clube de futebol Brentford, Rod juntou o grupo de John Baldry Long, The Hoochie Coochie Men, em 1964. Apenas um ano após e com uma mudança de nome para Steampacket, a banda estava a apoiar os Rolling Stones em digressão. Ao juntar-se a Jeff Beck Group, como vocalista principal, Rod teve a sua primeira exposição a nível nacional.
Quando essa banda terminou, Rod juntou-se a The Faces, que rapidamente ganharam uma reputação de serem uma banda de rock and roll exuberante e que gostava de beber. Durante os seis anos seguintes, Rod começaria uma carreira a solo em paralelo, a qual obteve excelentes críticas pelo calor do seu estilo de compositor musical. Em 1971, a canção "Maggie May" foi o seu primeiro êxito Número Um internacionalmente, e foi mais tarde nomeada como uma das "500 canções que deram forma ao Rock and Roll".
Após uma difícil digressão dos Face em 1972, na qual surgiram ciúmes do sucesso a solo de Stewart, a banda lançou o seu último álbum, "Ooh La La", apenas para Rod expressar o seu desdenho pelo disco na imprensa. Uma luta amarga com os cobradores de impostos do Reino Unido fez com que Stewart se mudasse para a luxuosa cidade de Los Angeles, uma mudança que o cantor realçou com o nome do álbum "Atlantic Crossing" e o single "Sailing".
Em 1978, Rod lançou "Da Ya Think I´m Sexy", que não só marcou um ponto de viragem nos estilos musicais, como também selou a imagem do cantor como um mulherengo convencido e aperaltado com os tablóides. Os críticos consideraram a sua abordagem mais pop como se ele se tivesse vendido à tendência da era “disco”. Nos anos oitenta, êxitos como "Baby Jane" estavam a tornar-se a excepção, em vez da regra. Com apenas três êxitos no Top Ten entre 1982 e 1988, a sua queda nas tabelas permitiu que se concentrassem mais na sua lista de namoradas e mulheres loiras, como Britt Ekland, Alana Hamilton e Rachel Hunter.
A popularidade de Rod como uma atração do concerto ao vivo encontrou uma nova via nos anos noventa: As sessões do MTV Unplugged presentearam artistas mais velhos como Rod com uma nova geração de fãs. Stewart conseguiu isto perspicazmente com o seu álbum de 1998, "When We Were The New Boys", com as suas impressionantes versões de canções dos Oasis, Primal Scream e Mike Scott.
A atracção duradoura de Rod ficou marcada por um novo musical, "Tonight´s The Night", no teatro Victoria Palace de Londres, composto por muitos dos grandes êxitos de Stewart. Mais recentemente, Rod conseguiu concentrar-se com sucesso em padrões musicais dos anos de 1930 e 1940 para o "The Great American Songbook". A sua interpretação de Irving Berlin, Cole Porter, os Gershwins e de outros grandes compositores americanos pode ter-se debatido com diferentes respostas da crítica, mas foi extremamente bem sucedida com o público.
Após uma aprendizagem mal sucedida com o clube de futebol Brentford, Rod juntou o grupo de John Baldry Long, The Hoochie Coochie Men, em 1964. Apenas um ano após e com uma mudança de nome para Steampacket, a banda estava a apoiar os Rolling Stones em digressão. Ao juntar-se a Jeff Beck Group, como vocalista principal, Rod teve a sua primeira exposição a nível nacional.
Quando essa banda terminou, Rod juntou-se a The Faces, que rapidamente ganharam uma reputação de serem uma banda de rock and roll exuberante e que gostava de beber. Durante os seis anos seguintes, Rod começaria uma carreira a solo em paralelo, a qual obteve excelentes críticas pelo calor do seu estilo de compositor musical. Em 1971, a canção "Maggie May" foi o seu primeiro êxito Número Um internacionalmente, e foi mais tarde nomeada como uma das "500 canções que deram forma ao Rock and Roll".
Após uma difícil digressão dos Face em 1972, na qual surgiram ciúmes do sucesso a solo de Stewart, a banda lançou o seu último álbum, "Ooh La La", apenas para Rod expressar o seu desdenho pelo disco na imprensa. Uma luta amarga com os cobradores de impostos do Reino Unido fez com que Stewart se mudasse para a luxuosa cidade de Los Angeles, uma mudança que o cantor realçou com o nome do álbum "Atlantic Crossing" e o single "Sailing".
Em 1978, Rod lançou "Da Ya Think I´m Sexy", que não só marcou um ponto de viragem nos estilos musicais, como também selou a imagem do cantor como um mulherengo convencido e aperaltado com os tablóides. Os críticos consideraram a sua abordagem mais pop como se ele se tivesse vendido à tendência da era “disco”. Nos anos oitenta, êxitos como "Baby Jane" estavam a tornar-se a excepção, em vez da regra. Com apenas três êxitos no Top Ten entre 1982 e 1988, a sua queda nas tabelas permitiu que se concentrassem mais na sua lista de namoradas e mulheres loiras, como Britt Ekland, Alana Hamilton e Rachel Hunter.
A popularidade de Rod como uma atração do concerto ao vivo encontrou uma nova via nos anos noventa: As sessões do MTV Unplugged presentearam artistas mais velhos como Rod com uma nova geração de fãs. Stewart conseguiu isto perspicazmente com o seu álbum de 1998, "When We Were The New Boys", com as suas impressionantes versões de canções dos Oasis, Primal Scream e Mike Scott.
A atracção duradoura de Rod ficou marcada por um novo musical, "Tonight´s The Night", no teatro Victoria Palace de Londres, composto por muitos dos grandes êxitos de Stewart. Mais recentemente, Rod conseguiu concentrar-se com sucesso em padrões musicais dos anos de 1930 e 1940 para o "The Great American Songbook". A sua interpretação de Irving Berlin, Cole Porter, os Gershwins e de outros grandes compositores americanos pode ter-se debatido com diferentes respostas da crítica, mas foi extremamente bem sucedida com o público.
Fonte: www.thebiographychannel.pt