Esperanza Spalding

"Esperanza" é a palavra espanhola para a esperança, então vocalista, baixista e compositor Esperanza Spalding não poderia ter sido dado um nome mais adequado ao nascimento. Abençoado com costeletas instrumental fantástica, uma voz multi-lingual que é anjo sirene e parte, e uma beleza natural que faz fronteira com a hipnose, ela pode muito bem ser a esperança para o futuro do jazz e da música instrumental.
Spalding nasceu em 1984 e levantou o que ela chama de "o outro lado dos trilhos" em uma casa multi-lingual e de vizinhança, em Portland, Oregon. Crescer em uma única casa-mãe em meio a circunstâncias adversas economicamente, ela aprendeu lições iniciais no sentido de perseverança e de caráter moral do modelo que ela tem em consideração a mais elevada até hoje - sua mãe.
Mas mesmo com um modelo sólido, a escola não foi fácil para Spalding, embora não por qualquer falta de perspicácia intelectual. Ela era abençoado e amaldiçoado com um estilo altamente intuitiva de aprendizagem que muitas vezes colocá-la em desacordo com o sistema de educação tradicional. Em cima disso, foi encerrado em uma longa doença como uma criança, e como resultado, foi educado em casa por uma parcela significativa de seus anos de escola primária. No final, ela nunca é ajustado para a aprendizagem de cor no ambiente escolar convencional.
"Foi difícil para mim para caber em um ambiente onde eu deveria sentar em uma sala e engolir tudo o que estava sendo alimentado para mim", lembra ela. "Depois que eu descobri o que era para ser educado em casa e basicamente autodidata, eu não conseguia encaixar de novo no ambiente tradicional."
Contudo, a busca que fez sentido para Spalding a partir de uma idade muito precoce era a música. Aos quatro anos, depois de assistir a clássicos violoncelista Yo Yo Ma executar em um episódio do Mister Rogers 'Neighborhood, o roteiro era de repente muito claro. "Foi quando eu percebi que eu queria fazer algo musical", diz ela. "Definitivamente foi a coisa que hipped me a idéia de música como um exercício criativo."
Dentro de um ano, ela teve, essencialmente, aprendeu sozinha a tocar violino bem o suficiente para conseguir um lugar na Chamber Music Society do Oregon, uma orquestra de comunidade que foi aberto a crianças e músicos adultos. Ela ficou com o grupo há dez anos, e aos 15 anos, ela tinha sido elevado a uma posição de concertino.
Mas então, ela também tinha descoberto o baixo, e todas as vias não-clássicas que o instrumento poderia abrir para ela. De repente, tocando música clássica em uma orquestra comunitária não foi suficiente para que esse adolescente mais jovem. Em pouco tempo ela estava tocando blues, funk, hip-hop e uma variedade de outros estilos no circuito de clubes locais. "O engraçado é que eu estava o compositor, mas nunca tinha experimentado o amor de antes. Sendo o letrista e vocalista, eu estava fazendo músicas sobre vagões vermelhos, brinquedos e outros interesses infantis. Ninguém sabia que eu estava cantando, mas gostei do som dele e eles só comeram. "
Aos 16 anos, Spalding deixou a escola para o bem. Armado com seu GED e ajudado por uma bolsa generosa, ela se matriculou no programa de música na Portland State University. "Eu estava definitivamente o jogador mais jovem bass no programa", diz ela. "Eu tinha 16 anos, e eu estava a tocar baixo por cerca de um ano e meio. A maioria dos gatos no programa já tiveram pelo menos oito anos de treinamento em seus cintos, e eu estava tentando jogar nestas orquestras e fazer estas suites para violoncelo de Bach. Ela não estava realmente voando, mas se nada mais, meus professores diziam, 'Ok, ela não tem talento. "
Berklee College of Music, foi o lugar onde todas as peças se juntaram e começaram a abrir as portas. Após uma mudança para a costa oposta e três anos de estudo acelerado, ela não só ganhou um BM, mas também entrou como um instrutor em 2005 na idade de 20 anos - um compromisso que fez dela a mais jovem membro do corpo docente na história da o colégio. Era o receptor 2005 da Boston Jazz Society prestigiosa bolsa de musicalidade excepcional.
Além do estudo e do ensino, o ano Berklee também criou uma série de oportunidades de networking. Spalding teve a oportunidade de trabalhar com vários artistas notáveis, incluindo o pianista Michel Camilo, o vibrafonista Dave Samuels, o baixista Stanley Clarke, o guitarrista Pat Metheny, a cantora Patti Austin e os saxofonistas Donald Harrison e Joe Lovano. "Trabalhar com Joe foi aterrorizante", lembra ela, "mas ele é uma pessoa muito generosa. Eu não sei se eu estava pronto para o show ou não, mas tinha muita fé em mim. Foi um aprendizado incrível. "
jornada Spalding como artista solo começou com a liberação de Maio de 2008 Esperanza, o seu registo de estreia de Heads Up International, uma divisão da Concord Music Group, que se tornou o álbum mais vendido por uma artista de jazz nova internacionalmente em 2008. O lançamento aclamado foi a primeira oportunidade para uma audiência mundial de testemunhar o seu talento como instrumentista hipnotizante, vocalista e compositor. O New York Times elogiou "Esperanza tem um monte: a improvisação de jazz realizado, o funk, o scat singing, ritmo vernáculo brasileiro e vocais em Inglês, Português e Espanhol. No seu centro está uma mulher de baixista, cantor e líder da banda, aquele cujo talento é inquestionável. "
Logo após o lançamento, Esperanza foi direto para o topo da Billboard's Contemporary Jazz gráfico onde permaneceu por mais de 70 semanas. Spalding foi registrado no Late Show com David Letterman, Jimmy Kimmel Live, a CBS Early Show sábado, o Tavis Smiley Show, Austin City Limits e National Public Radio. Outros destaques foram duas aparições na Casa Branca, uma banana campanha publicitária da República, o Jazz Award Associação de Jornalistas de Jazz de 2009 para cima e Artista chegada do Ano, o Prêmio JazzWeek 2009 para Gravação do Ano, e muitas datas da turnê de alto perfil, incluindo Central Park SummerStage, em Nova Iorque e no Festival de Jazz de Newport. 2009 foi tampada por um convite do presidente Obama para realizar tanto a cerimônia do Prêmio Nobel, em Oslo, Noruega - onde o Prémio Nobel da Paz é atribuído - e também no Nobel Peace Prize Concert.
No início de 2010, Spalding foi objecto de um perfil em profundidade na The New Yorker, ela também foi destaque na edição de aniversário maio 2010 de O, The Oprah Magazine "Mulheres em ascensão" (em uma propagação de moda que apresenta retratos de 10 mulheres que estão fazendo a diferença em várias carreiras), e ela foi novamente indicado pela Associação de Jornalistas de Jazz para o seu Jazz Award 2010 para cima e Artista Coming of the Year.
Se Esperanza marcou um início brilhante para este artista talentoso jovem, e depois solte Spalding 2010, Chamber Music Society, criou-la em uma trajetória ascendente para a proeminência. Inspirado pelo clássico da formação de seus anos mais jovem, Spalding criou um grupo de música de câmara moderna, que combina a espontaneidade ea intriga de improvisação com arranjos trio doce e angular string. O resultado é um som que tece os elementos inovadores do folk, jazz e world music nas fundações duradouras tradições da música clássica de câmara. Co-produzido por Esperanza e Goldstein Gil (com arranjos de cordas fornecidas por ambos), Chamber Music Society acha Esperanza com um conjunto diversificado de músicos: o pianista Leo Genovese, baterista Terri Lyne Carrington, o percussionista Quintino Cinalli, o guitarrista Ricardo Vogt, e vocalistas Gretchen Parlato eo lendário Milton Nascimento. O trio de cordas é composto por Todorov Entcho violinista, violista Lois Martin eo violoncelista David Eggar.
Esperanza apresentou o álbum com um número de excursões pelos EUA e Europa, assim como viajar para o Japão para jogar no clube Blue Note, em Tóquio, e também até a Cidade do Cabo Jazz Festival na África do Sul.
O álbum também tem sido apoiada com aparições na TV na noite top americano em talk shows, como David Letterman e Jay Leno.
Em 13 de fevereiro de 2011 em Los Angeles, Esperanza recebeu um dos mais prestigiados prémios da indústria da música, o Grammy ® de Melhor Artista Novo. Como Esperanza disse mais tarde, ela ficou surpresa e também grato em receber este prêmio. Tinha sido um dia muito especial, como anteriormente Esperanza tem co-organizou a cerimônia de pré-Bobby McFerrin e também se apresentou com o Ensemble Jazz Grammy.
Após o tour Europeu da Primavera, Esperanza irá retornar para o estúdio onde ela vai continuar a gravar seu próximo álbum, Radio Music Society

Texto retirado site oficial www.esperanzaspalding.com