FRANK SOLARI EM FEIRA DE SANTANA-BA

Quem foi ao Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães no último domingo (15/08/2010) às 17h, teve o privilégio de ouvir e se emocionar com  a guitarra de Frank Solari, em um workshop promovido pela escola Nata Musical com o apoio da Som Brasil Instrumentos Musicais.

O gaúcho da cidade de Porto Alegre, esteve pela primeira vez em Feira de Santana. Além de trazer sua experiência de mais de 16 anos se apresentando em diversos países, trouxe em seu case, lições de força de vontade para os principiantes da guitarra.

Frank se destaca por sua técnica apurada e suas melodias marcantes, algumas apresentadas nesse workshop, ainda, em fase estrutural. – Mas, há quem diga que o primeiro CD, Um Círculo Mágico (98), é o melhor de todos.

Depois de ter esquentado as válvulas do seu Orange com duas canções, uma do primeiro CD e outra ainda sem registro, Frank Solari inicia seu bate-papo declarando que durante sua trajetória, pesquisou diversas áreas, desde engenharia de som a construção de sites.

“A música faz parte da vida de qualquer pessoa, e uma pessoa que não vive música não estar sendo tão feliz". Essas foram as palavras proferidas pelo guitarrista antes de criticar a atual programação musical das rádios. Em seguida ele aconselha que nem sempre a música de fácil acesso trará benefícios ao nosso crescimento musical.

Entre uma declaração e outra, Frank demonstra sua preferência por som analógico. Afirma, categoricamente, que “o som que agente quer, está na nossa cabeça" e "o desafio é trabalhar para fazer com que a música passe para o instrumento."


Amante da criatividade, apesar de reconhecer a necessidade técnica, citou músicos que para ele são músicos especiais, como Paco de Lucia, Frederic Chopin e Ravi Shankar. “Para mim a música é algo divino” e “o verdadeiro músico lida com as frequências.”

Como guitarrista, não deixou de falar da criatividade do Jimi Hendrix e da maturidade do Carlos Santana. Por fim, com distorção, baião e paciência, Frank Solari termina sua apresentação com autógrafos.

Para quem ainda não conhece o trabalho do guitarrista, pode acessar o site: www.franksolari.net.

Cid Fiuza

Fotos: Felídeo