Quem foi ao Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães no último domingo (15/08/2010) às 17h, teve o privilégio de ouvir e se emocionar com a guitarra de Frank Solari, em um workshop promovido pela escola Nata Musical com o apoio da Som Brasil Instrumentos Musicais.

Frank se destaca por sua técnica apurada e suas melodias marcantes, algumas apresentadas nesse workshop, ainda, em fase estrutural. – Mas, há quem diga que o primeiro CD, Um Círculo Mágico (98), é o melhor de todos.
Depois de ter esquentado as válvulas do seu Orange com duas canções, uma do primeiro CD e outra ainda sem registro, Frank Solari inicia seu bate-papo declarando que durante sua trajetória, pesquisou diversas áreas, desde engenharia de som a construção de sites.
“A música faz parte da vida de qualquer pessoa, e uma pessoa que não vive música não estar sendo tão feliz". Essas foram as palavras proferidas pelo guitarrista antes de criticar a atual programação musical das rádios. Em seguida ele aconselha que nem sempre a música de fácil acesso trará benefícios ao nosso crescimento musical.
Entre uma declaração e outra, Frank demonstra sua preferência por som analógico. Afirma, categoricamente, que “o som que agente quer, está na nossa cabeça" e "o desafio é trabalhar para fazer com que a música passe para o instrumento."
![]() |
Amante da criatividade, apesar de reconhecer a necessidade técnica, citou músicos que para ele são músicos especiais, como Paco de Lucia, Frederic Chopin e Ravi Shankar. “Para mim a música é algo divino” e “o verdadeiro músico lida com as frequências.”
Como guitarrista, não deixou de falar da criatividade do Jimi Hendrix e da maturidade do Carlos Santana. Por fim, com distorção, baião e paciência, Frank Solari termina sua apresentação com autógrafos.
Para quem ainda não conhece o trabalho do guitarrista, pode acessar o site: www.franksolari.net.
Cid Fiuza
Fotos: Felídeo
Cid Fiuza
Fotos: Felídeo