Nascida em 1982 na Venezuela de uma mãe boliviana e um pai francês, Elodie Bouny cresce em Paris onde efetua um percurso de estudos clássicos completo enfocado no estudo do violão erudito no Conservatório de Boulogne; ela obtém seu Diploma Final com menção mais alta por unanimidade (2000).
Aperfeiçoa-se seguidamente com Pablo Màrquez no Conservatório de Estrasburgo, onde encontra a oportunidade de alargar sua cultura e de abrir o seu campo de trabalho em especial à música antiga, e as músicas improvisadas. Termina este segundo percurso e se forma em 2005 obtendo o seu D.E.M. (Diploma de Estudos Musicais). Durante estes anos de estudos, completa igualmente a sua formação seguindo numerosos master classes com personalidades eminentes e participa em aulas relacionadas com a música da América do Sul. Ela integra por alguns meses os cursos do Conservatório Nacional de Folclore de Buenos Aires dirigido pelo violonista Juan Falù.
É laureada de vários concursos Internacionais: 3° Premio do Concurso ADMIRA, UK em 2001; 1° Premio do Concurso UFAM em 2003; 2° Premio do Concurso de Eschende (Holanda) em 2006, 2° Premio do Concurso AV-Rio (Rio de Janeiro) em 2009, 1° Premio do Concurso BRAVIO (Brasília) em 2009, 3° Premio do Concurso do Conservatório Villa-Lobos (São Paulo) em 2009.
Elodie Bouny participa de varios festival como Guitarras del Mundo (Argentina; 2004 e 2005), Seis cordas para uma semana na Ilha da Reunion, Festival Internacional de Música Besançon, Jazzdor (Estrasburgo, Francia), Festival Jeunes Creations (Besançon; Francia)… Atualmente mora em Rio de Janeiro e desenvolve vários projetos artísticos, entre eles o Duo Ida e Volta (violão-flauta) con Letícia Malvares, apresentando um repertorio de musica sul-americana.
A saída do seu primeiro disco solo “ Terra Adentro” esta previsto para 2010 com a
gravadora Estúdio Casa.
Também, ela compõe para seu instrumento; em 2009, a sua peça “Et si le temps passe”, escrita para o violonista Gilson Antunes, foi publicada pela editora canadense Les Productions d’Oz.
- Release enviado por Elodie Bouny em 07 de outubro de 2011