Acontece com o objetivo de discutir, avaliar e refletir sobre propostas culturais para a cidade. Os trabalhos foram abertos oficialmente na noite do dia 18 de agosto com solenidade que contemplou exibição de vídeo com uma abordagem do secretário estadual de Cultura.
A sequência da conferência no dia 19 de agosto foi marcada inicialmente por uma palestra proferida pela professora e ativista cultural Valdina Pinto que discursou sobre "Diversidade Cultural". A abordagem permitiu o levantamento de aspectos que envolvem a cultura num campo de visão ampla.
Um dos destaques levantados pela professora foi a ausência de algumas entidades culturais que deveriam estar presentes num momento tão oportuno onde todos se reunem com o objetivo de traçar planos e interesses coletivos da esfera cultural. Como também para fazer valer direitos e relações de igualdade que deveriam ser respeitadas no âmbito de convivencia socio cultural.
Para alguns participantes a proposta é muito válida, porém, o tempo é curto para a tomada de decisões de suma importância para toda esfera cultural da cidade, uma vez que essas decisões irão perdurar como projeto de lei obedecendo a todos os tramites legais.
Texto: Emerson Azevedo
Foto: Cid Fiuza